Relacionamento com a Imprensa

Conteúdo Comunicação Empresarial

+55 11 5056-9800

Claudio Sá
E-mail
Paulo Florêncio
E-mail

Manserv reduz em até 95% os custos relacionados a divergências de inventários

Negócios

Empresa desenvolve método de padronização de contagens que elimina as causas de divergências de estoques a custo zero

Administrar o inventário com precisão é essencial para garantir qualidade no atendimento aos pedidos e reduções nos custos de qualquer operação logística. Este controle e disponibilidade de produtos, torna as organizações competitivas no mercado através de excelentes níveis de serviços e satisfação de clientes.

Atenta a essa questão, a Manserv desenvolveu uma ferramenta que auxilia na implantação da rotina cíclica de contagem de inventários, que direciona e avalia cada contagem de modo a criar uma rotina padronizada a partir das características de cada produto. Em seguida, através de um dashboard, é feito um monitoramento de resultados e acompanhamento individual de cada produto. A ferramenta, implementada em um armazém no setor químico, que não possui nenhum sistema de gerenciamento como o Warehouse Management System (WMS), promoveu, desde o início de sua implantação, reduções de até 95% nos custos envolvidos com divergências de inventários, como diferenças contábeis e reclamações de clientes.

De acordo com o Presidente da Unidade de Negócios Logística, Marcelo Augusto Felipe, o método utilizado nesta ferramenta, inicia a partir de um mapeamento total do estoque, em que é realizada uma análise e classificação dos produtos em características como valores financeiros e volumes de expedição. “Em seguida, uma importante análise de produtividade das contagens é realizada de modo a dimensionar a quantidade de posições a serem inventariadas por dia. Com estes dados, é criada uma rotina de contagens padronizada em um período definido de acordo com a estratégia adotada para cada produto”, explica o executivo.

Felipe salienta também que, diariamente, ao final do ciclo de inventário, os dados são lançados no dashboard da ferramenta e diversos indicadores de desempenho são analisados, como Inventory Location Accuracy (ILA) e Inventory Record Accuracy (IRA). Os mesmos são programados para monitorar, tanto a produtividade diária por posição, quanto os resultados gerais das contagens. “Com estes indicadores, é possível identificar qualquer tipo de desvios de acuracidades que possam ocorrer e imediatas ações são tomadas, de forma a assertivamente eliminar as causas de divergências nos estoques”, conclui.

Observa-se que, além desta ferramenta proporcionar um padrão assertivo de contagem cíclica com resultados significativos na redução de custos comumente associados a divergências, não há investimentos financeiros em sua implantação. A Manserv mais uma vez proporcionando padrões e ferramentas que garantem a melhoria contínua de seus processos.

Para saber mais, entre em contato com a Manserv.