Relacionamento com a Imprensa

Conteúdo Comunicação Empresarial

+55 11 5056-9800

Claudio Sá
E-mail
Paulo Florêncio
E-mail

Manserv otimiza em 20% a performance do recebimento de materiais nos Centros de Distribuição

Negócios

Ações como a padronização para o recebimento, conferência e armazenagem foram fundamentais para o ganho de produtividade no recebimento paletizado

O recebimento de materiais é a primeira e mais importante etapa para garantir ganhos em eficiência nos processos intralogísticos. Por isso, o aperfeiçoamento deste ciclo é uma preocupação constante para empresas do segmento. A Manserv, atenta a isso, desenvolveu em uma planta industrial que atua no interior de Minas Gerais, um método capaz de alcançar um aumento produtivo de cerca de 20% na performance do recebimento de cargas paletizadas.

O projeto consiste na adoção de medidas que otimizem ao máximo o Dock to Stock Time do CD, ou seja, o período decorrido entre o recebimento do material na doca e a sua disponibilização no estoque. Para isso, a equipe de Especialistas da Manserv adotou a padronização do processo, o que permitiu estabelecer um fluxo contínuo para o recebimento, conferência e armazenagem com empilhadeiristas, reduzindo o Dock to Stock Time de 0,7 para 0,3 dias com os ganhos de produtividade alcançados. A melhoria tornou o processo mais dinâmico, e, com isso, possibilitou dimensionar a capacidade operacional de acordo com a complexidade da carga, padronizar tempos de atividades e atender dentro de janelas programadas.

Além dessas ações, o projeto também incluiu a instalação de um Painel de Indicadores para o acompanhamento em tempo real do desempenho da operação de recebimento de paletes, possibilitando aos gestores, detectar e tomar ações corretivas para sanar desvios durante o processo no menor tempo possível. “Além de fornecer indicadores para mensurar as melhorias, a ferramenta auxiliou também a evolução do atendimento durante a programação dos recebimentos e aderência ao volume contratado”, explicou Marcelo Augusto Felipe, Diretor Geral de Logística da Manserv.

De acordo com o executivo, somente o monitoramento dos indicadores em tempo real propiciou um aumento de 6% na produtividade do recebimento. “A disposição dos parâmetros gerenciais e operacionais tem auxiliado os gestores a detectar os pontos que podem ser aperfeiçoados, detalhando até mesmo o desempenho de cada colaborador”, concluiu Felipe.

Saiba mais sobre nossas soluções em Logística.

Sobre a Manserv

Fundada em 1985, a Manserv é uma empresa transnacional líder em serviços de Manutenção Industrial, Facilities e Logística. Com mais de 25 mil colaboradores, a Manserv registrou um crescimento expressivo nos últimos anos e, atualmente, possui mais de 300 contratos com empresas nacionais e multinacionais de grande e médio porte, dos mais diferentes setores da economia. Em 2012, a companhia ultrapassou as fronteiras do território brasileiro com um novo escritório em Buenos Aires.

Com uma estrutura sólida e abrangente, soluções inovadoras e customizadas, a Manserv atua no segmento de manutenção eletromecânica, lubrificação e paradas industriais, conservando instalações e equipamentos. É especializada também em serviços de manutenção predial, serviços volantes, frio alimentar, limpeza social e industrial, serviços de apoio, brigada, jardinagem e gerenciamento de facilities. E na área de logística, serviços de intralogística na planta do cliente, movimentação e armazenagem em CDs (Centro de Distribuições) e gestão de estoques.

Sediada em São Paulo, a companhia está presente em todo território nacional com escritórios instalados em São Caetano do Sul, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Camaçari e Imperatriz, integrados por uma gestão moderna e colaborativa.

Saiba mais sobre a Manserv.