Relacionamento com a Imprensa

Conteúdo Comunicação Empresarial

+55 11 5056-9800

Claudio Sá
E-mail
Paulo Florêncio
E-mail

Manserv aumenta a produtividade no abastecimento de linhas de produção

Negócios

Entre as melhorias no processo, destaca-se o aumento de produtividade em 11% no abastecimento interno de linhas de produção

Estabelecer processos eficientes para padronização e abastecimento de linhas de produção são ações vitais para evitar impactos na cadeia produtiva. Atenta a essa necessidade, a Manserv Logística desenvolveu um programa de melhorias de processos para aprimorar o abastecimento da produção de eletrodomésticos de uma grande fabricante instalada na capital paulista.

O projeto foca o abastecimento de linha e utiliza como base ferramentas e conceitos do Lean Manufacturing para solucionar gargalos e interrupções no fluxo durante o processo de abastecimento dos bordos de linha. “Identificamos a necessidade de melhorias, realizamos o mapeamento de fluxo de valor e definimos o plano para eliminar os desperdícios. Entre os resultados positivos alcançados, o mais expressivo diz respeito ao aumento da produtividade dos abastecedores internos em 11%”, disse o diretor geral da Manserv Logística, Marcelo Augusto Felipe.

Padrão de abastecimento interno

O projeto consiste em melhorias no abastecimento interno das linhas de montagem e o resultado pode ser considerado expressivo em função do alto grau de eficiência e competitividade do setor. Essa ação só foi possível depois de exaustivas análises das rotas de abastecimento. Em sua versão preliminar, os abastecedores necessitavam percorrer grandes distâncias. “Redesenhamos toda a estrutura da área de estoque intermediário para melhorar a eficiência desse processo, mudamos as posições dos componentes, fazendo com que os abastecedores percorressem a menor distância possível para realizar o abastecimento das linhas de montagem com maior eficiência”, disse o executivo.

Abastecimento via sistema puxado

Outro ponto importante foi a sincronização entre o almoxarifado central e a produção. Dois tipos de materiais eram levados do almoxarifado até a produção: peças pequenas, levadas em embalagens plásticas via carrinho prateleira e peças grandes, levadas em paletes via vagoneta. Para as peças pequenas foi definido um padrão de abastecimento via Kanban, que consiste em solicitar a reposição de peças a partir do seu consumo, garantindo assim um fluxo contínuo e estável de ressuprimento dos estoques à beira da linha. “Esses estoques à beira das linhas são chamados de supermercado de cabeceira de linha e tem como principal função absorver a variação da demanda e manter o ciclo de abastecimento constante” explica Felipe.

Para as peças grandes, a maior dificuldade era no momento em que a vagoneta já estava a postos para levar os paletes para a produção, mas a separação dos paletes não havia sido concluída ainda, mantendo o operador parado até que o processo pudesse ser finalizado. Nesse caso, foram propostas duas medidas para a resolução desses pontos, que são a separação antecipada dos paletes, já que os pedidos eram feitos na própria linha de produção via sistema para o almoxarifado central, e a definição de rotas fixas para os abastecedores.Dessa forma o abastecimento trabalha de acordo com a produção e o tempo.

Resultados e desafios

Desde a análise, foram necessários três meses para que os primeiros resultados positivos pudessem ser vistos na operação. Atualmente em implantação, o estudo de Trabalho Padronizado – Abastecimento de linha obteve as seguintes melhorias:

> Redução da movimentação dos abastecedores internos de 11%
> Padronização das atividades de abastecimento interno
> Dimensionamento de supermercado de cabeceira
> Abastecimento “Almoxarifado central – Linha” Via sistema puxado
> Padronização das rotas dos abastecedores de paletes

Saiba mais sobre nossas soluções em logística.

Sobre a Manserv

Fundada em 1985, a Manserv é uma empresa transnacional líder em serviços de Manutenção Industrial, Facilities e Logística. Com mais de 20 mil colaboradores, a Manserv registrou um crescimento expressivo nos últimos anos e, atualmente, possui mais de 300 contratos com empresas nacionais e multinacionais, de grande e médio porte, dos mais diferentes setores da economia. Em 2012, a companhia ultrapassou as fronteiras do território brasileiro com um novo escritório em Buenos Aires.

Com uma estrutura sólida e abrangente, soluções inovadoras e customizadas, a Manserv atua no segmento de manutenção eletromecânica, lubrificação e paradas industriais, conservando instalações e equipamentos. É especializada também em serviços de manutenção predial, serviços volantes, frio alimentar, limpeza social e industrial, serviços de apoio, brigada, jardinagem e gerenciamento de facilities. E na área de logística, serviços de intralogística na planta do cliente, movimentação e armazenagem em CD’s (Centro de Distribuições) e gestão de estoques.

Sediada em São Paulo, a companhia está presente em todo território nacional com escritórios instalados em São Caetano do Sul, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Camaçari e Imperatriz , integrados por uma gestão moderna e colaborativa.

Saiba mais sobre a Manserv.