Relacionamento com a Imprensa

Conteúdo Comunicação Empresarial

+55 11 5056-9800

Claudio Sá
E-mail
Paulo Florêncio
E-mail

Manserv aumenta em 50% a produtividade em processo de substituição de rolos em correias transportadoras

Negócios

O método aumentou a confiabilidade na manutenção visando segurança e produtividade

A Manserv, líder em serviços de facilities, industrial e logística, desenvolveu um dispositivo com foco no aprimoramento do processo de substituição de rolos em correias transportadoras de minério. Além da diminuição em 50% do tempo de serviço, o projeto melhorou as condições de segurança de trabalho e a confiabilidade na manutenção.

O projeto foi implantado na maior mineradora de bauxita atuante no Brasil que possui transportadores de correia de longa distância com até 6 quilômetros de comprimento.

Diante da necessidade de aumentar a produtividade com qualidade e segurança, surgiu a ideia de mudar essa metodologia de trabalho. Os colaboradores desenvolveram um indicador para medir o quanto o processo de substituição de rolos representava em tempo dentro da manutenção preventiva e, após desenvolvimento e implementação, identificaram que a eficiência do dispositivo foi além do esperado.

No novo processo, os trabalhadores posicionam o dispositivo sob a correia e, com auxílio de macacos mecânicos, içam a mesma para a troca do rolo, possibilitando a substituição de até 6 rolos na mesma sequência. Com o método antigo, era trocada uma linha com 3 rolos.

“Esta busca constante pela melhoria contínua tem ligação direta com a mudança de postura dos funcionários da Manserv, no sentido de encontrar soluções que proporcionem melhores condições de trabalho, além de maior segurança e produtividade”, afirma Roberto Busato Belger, diretor presidente da Unidade de Negócio Industrial da Manserv.

Innovation Center

Todas as melhorias realizadas pelas equipes de Operação e Engenharia de Melhorias da Manserv são alinhadas com a missão do Innovation Center, centro de pesquisa e desenvolvimento da companhia instalado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão. O complexo abriga centros de pesquisas de 16 grandes empresas, 8 pequenas e médias, além de 9 laboratórios e 24 startups residentes da Incubadora de Empresas da COPPE, unidade que coordena os programas de pós-graduação em engenharia da universidade. O centro possui uma estrutura distribuída em uma área de 150 m² e é um espaço para atuação colaborativa entre a companhia, a universidade e as demais empresas instaladas no Parque Tecnológico, em busca de soluções tecnológicas que apoiem e facilitem os diversos processos de gestão dos ativos das empresas.

Conheça os serviços oferecidos pela Manserv Industrial

Sobre a Manserv

Fundada em 1985, a Manserv é uma empresa transnacional líder em serviços de Manutenção Industrial, Facilities e Logística. Com mais de 30 mil colaboradores, a Manserv registrou um crescimento expressivo nos últimos anos e, atualmente, possui mais de 300 contratos com empresas nacionais e multinacionais, de grande e médio porte, dos mais diferentes setores da economia. Em 2012, a companhia ultrapassou as fronteiras do território brasileiro com um novo escritório em Buenos Aires.

Com uma estrutura sólida e abrangente, soluções inovadoras e customizadas, a Manserv atua no segmento de manutenção eletromecânica, lubrificação e paradas industriais, conservando instalações e equipamentos. É especializada também em serviços de manutenção predial, serviços volantes, frio alimentar, limpeza social e industrial, serviços de apoio, brigada, jardinagem e gerenciamento de facilities. E na área de logística, serviços de intralogística na planta do cliente, movimentação e armazenagem em CDs (Centro de Distribuições) e gestão de estoques.

Sediada em São Paulo, a companhia está presente em todo território nacional com escritórios instalados em São Caetano do Sul, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Camaçari e Imperatriz, integrados por uma gestão moderna e colaborativa.

Saiba mais sobre a Manserv.