Relacionamento com a Imprensa

Conteúdo Comunicação Empresarial

+55 11 5056-9800

Claudio Sá
E-mail
Paulo Florêncio
E-mail

Manserv adota metodologia para aumento de produtividade nas equipes de manutenção industrial

Negócios

Sistema de medições diárias prevê ganhos em eficiência de horas trabalhadas em toda a operação

Um dos grandes desafios para os gestores do Brasil é o desenvolvimento de métodos eficientes para melhorar a produtividade dos trabalhadores. De acordo com um levantamento feito pela organização sem fins lucrativos The Conference Board, o Brasil está na 75ª colocação nesse quesito, com uma produtividade anual abaixo de US$20mil/trabalhador, ficando atrás de países com atividade industrial bem menos desenvolvida. Em busca de ganho de eficiência, as empresas prestadoras de serviços têm se esforçado para aplicar novas estratégias para melhorar os índices de produtividade, identificando as suas perdas e maximizando a sua força de trabalho.

A Manserv conseguiu, através de um método desenvolvido para sua rotina de trabalho, alcançar um aumento da performance das equipes de manutenção industrial. Consistindo no mapeamento das atividades que serão medidas diariamente de modo a acrescentar dentro do tempo disponível, novos serviços que estão além dos previstos em escopo.

Com a quantidade de horas disponíveis, a companhia consegue mapear e saber exatamente quais são as ações necessárias para obter estes ganhos e melhorá-los continuamente. O método consiste em um apontamento diário de cada atividade desenvolvida durante a manutenção, incluindo também todas as possíveis perdas logísticas inerentes aos processos.

O mapeamento permite que a equipe saiba exatamente o que fazer, quando, onde, de que forma. A delimitação desses fatores torna possível mensurar todas as ocorrências para análise e tratamento de modo a reduzi-las e/ou eliminá-las. O resultado, além de gerar ganhos em eficiência, também mantém os colaboradores empenhados em preservar os ganhos obtidos na busca por melhores resultados, construindo desta forma um ambiente mais produtivo com uma equipe de excelência.

Para que os benefícios possam ser percebidos durante o processo, é necessário um acompanhamento diário, monitorando os índices de desempenho e atuando na elaboração de melhorias contínuas. A cada nova medição, o número de ocorrências registradas cai significativamente, pois as atividades improdutivas deixam de acontecer e o colaborador pode estar focado na execução das atividades pertinentes ao seu escopo.

Entre as medições, ocorre um incremento no total de horas trabalhadas, além de uma diminuição do tempo total em horas consideradas improdutivas. O potencial para melhorias cada vez mais significativas acontece, contudo, com a participação do cliente, responsável pela aprovação das melhorias e ações propostas.

Saiba mais sobre nossas soluções em Manutenção.

Sobre a Manserv

Fundada em 1985, a Manserv é uma empresa transnacional líder em serviços de Manutenção Industrial, Facilities e Logística. Com mais de 20 mil colaboradores, a Manserv registrou um crescimento expressivo nos últimos anos e, atualmente, possui mais de 300 contratos com empresas nacionais e multinacionais de grande e médio porte, dos mais diferentes setores da economia. Em 2012, a companhia ultrapassou as fronteiras do território brasileiro com um novo escritório em Buenos Aires.

Com uma estrutura sólida e abrangente, soluções inovadoras e customizadas, a Manserv atua no segmento de manutenção eletromecânica, lubrificação e paradas industriais, conservando instalações e equipamentos. É especializada também em serviços de manutenção predial, serviços volantes, frio alimentar, limpeza social e industrial, serviços de apoio, brigada, jardinagem e gerenciamento de facilities. E na área de logística, serviços de intralogística na planta do cliente, movimentação e armazenagem em CD’s (Centro de Distribuições) e gestão de estoques.

Sediada em São Paulo, a companhia está presente em todo território nacional com escritórios instalados em São Caetano do Sul, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Camaçari e Imperatriz, integrados por uma gestão moderna e colaborativa.

Saiba mais sobre a Manserv.