Press Relations

Business Communication Content

+55 11 5056-9800

Claudio Sá
E-mail
Paulo Florêncio
E-mail

Manserv inova na inspeção de telhados com o uso de drones

Business

Utilizando um moderno veículo aéreo não tripulado (VANT), ou drone, como é mais conhecido, a Manserv Facilities desenvolveu uma solução pioneira para aumentar a eficiência e segurança durante a inspeção de telhados de instalações fabris e empresariais. A nova solução, em prática desde outubro de 2015 na planta de uma grande multinacional americana do ramo farmacêutico, em São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo, alcançou uma redução média de horas trabalhadas de 70% em comparação ao processo feito somente com a interferência humana.

A tecnologia começou a ser desenvolvida após uma série de estudos elaborados pela companhia, no início de 2015, envolvendo as unidades de negócio de Engenharia e Operações de Facilities. Essa ação buscava aprimorar dois aspectos importantes e essenciais para o trabalho na visão da Manserv: a eficiência e a segurança de seus colaboradores.

Definido o novo sistema, a Manserv investiu cerca de R$ 30 mil na capacitação da sua equipe de telhadistas, formada por três profissionais, que passaram por treinamentos práticos e teóricos em instituições especializadas, tornando-se operadores de voo especializados em inspeção.

Capacitação e segurança

Para que pudessem operar o drone, os telhadistas foram submetidos a um rigoroso curso, com etapas teórica e prática e treinamento no campus da Universidade de São Paulo (USP). Após receberem a certificação, aprimoraram as suas técnicas de voo com horas complementares feitas em uma aeronave piloto adquirida também pela Manserv. Em sua nova colocação, os operadores agora podem concluir a inspeção do telhado em menos de duas horas. No método utilizado anteriormente, para a realização de todo o processo, era necessário mobilizar a mão de obra de um telhadista e um assistente, para que juntos realizassem a tarefa. Ambos teriam que dispor de, ao menos, seis horas para concluí-la.

Nesse sentido, a aeronave, equipada com uma câmera de altíssima resolução (4K), permite que sejam analisados locais de difícil acesso, que podem ser vistos em detalhes, graças à regulagem de zoom do equipamento. Outra funcionalidade do veículo é a possibilidade de gravar todo o trajeto para análises posteriores. Além disso, o dispositivo também conta com um sofisticado sistema de inteligência artificial, que, em caso de perda de sinal ou de fatores, como vento forte e chuva, aciona automaticamente a função piloto automático do drone, realizando o trajeto reverso e retornando ao ponto inicial de decolagem.

Clique aqui para saber mais